Loading

Dicas indispesaviés

Armação ilimitada

Um conselho precioso para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos cachos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem. Para pentear os cabelos ao acordar, uma dica dos cabeleireiros é borrifar os cachos com água e modelá-los com as mãos.

Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir.

O corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos. "Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir 50% do volume", diz o cabeleireiro Celso Kamura. Mechas mais longas na superfície e na franja também impedem que os fios armem. A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é mais frágil e quebra com maior facilidade.

A boa notícia no quesito estilo é que a tintura é permitida e deixa os cabelos ainda mais bonitos. "Os fios ficam mais brilhantes. A tintura só é contra-indicada para cabelos que passaram por processos químicos como alisamento", diz o cabeleireiro Celso Kamura.

Afro

O fio afro é mais enrolado – por isso, ainda mais frágil e ressecado. Para tratá-lo, valem os mesmos cuidados dados aos cabelos menos crespos, mas com produtos mais potentes, específicos. Se os fios estão muito ressecados, a freqüência das hidratações, em casa ou no salão, também deve aumentar. Quando o cabelo não tem movimento, técnicas como o relaxamento (espécie de alisamento) e até a permanente, que constrói cachos, dão forma aos fios.

A permanente é indicada para cabelos excessivamente crespos – quase grudados no couro cabeludo – porque cria cachos maiores, mais definidos e soltos. A cada quatro meses o método precisa ser refeito. "Para quem tem cachos indefinidos, presos uns aos outros e sem volume, o relaxamento é a indicação correta. A técnica solta as mechas e aumenta o volume",. Para quem tem cabelo bem curto, com no máximo cinco centímetros, Fernandes aconselha a texturização. Esse método é um tipo de relaxamento, só que mais fraco. Nos três casos, o Baby Liss é um ótimo aliado para dar maior definição e acabamento aos cachos. Depois de passar por esses tratamentos, o uso de tinturas está proibido sob o risco de danificar os fios. Para quem deseja colorir os cabelos, Fernandes indica somente tonalizantes, como o Soft Colour ou o Colour Touch (para uso profissional), ambos da Wella.

CACHOS SOB CONTROLE





Controle absoluto dos cachos.


Os cabelos crespos são mais ressecados do que os lisos, porque os cachos impedem que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize sobre o fio. Isso os torna frágeis e quebradiços. Já no cabelo liso, esse óleo corre livremente da raiz às pontas, fortalecendo e hidratando o cabelo.

A única maneira de compensar essa falta de proteção natural é investindo em xampus e condicionadores específicos. Esses produtos vêm carregados de agentes hidratantes e reconstrutores, como queratina, vitaminas e óleos vegetais. Para que os cremes consigam agir no interior do fio, algumas regras têm que ser seguidas à risca: não exagerar na dose, aplicar o condicionador longe da raiz (apenas do comprimento às pontas), respeitar o tempo de pausa indicado na embalagem e enxaguar muito bem – isso se o produto não for do tipo sem enxágüe. O tratamento continua com aplicações semanais de máscaras e ampolas hidratantes para restaurar os fios. Mensalmente, uma visita ao salão para cuidados específicos ajuda a melhorar a textura e dar mais brilho aos cabelos.


Bons produtos, aplicados da maneira certa, garantem cabelos crespos mais soltos, sedosos e brilhantes.

Raiz oleosa e ponta seca é outro problema gerado pela falta de circulação do óleo pelo fio. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, a solução é trabalhosa: lavar os cabelos com dois tipos de xampu. Na raiz, aplica-se um produto para fios oleosos, e no comprimento e pontas, outro para fios crespos.

Modelagem

Depois de lavar os cabelos com xampu e condicionador, é fundamental aplicar produtos hidratantes sem enxágüe. Esses cremes hidratam, protegem e modelam os cachos. Já as pomadas e loções ajudam a domar fios arrepiados, muito enrolados e armados, ensina Robin Garcia, responsável pelos looks das fotos. Crespos finos e sem volume pedem mousses modeladoras para dar corpo aos fios.

Maléficios da escova progressiva.

As escovas progressivas viraram uma febre entre as brasileiras que querem manter suas madeixas sempre lisas. Hoje, qualquer salão, por menor e mais simples que seja, oferece o serviço às clientes. O que muitas delas desconhecem são os riscos inerentes.

Esta técnica é feita com formol, que impermeabiliza os fios para que o alisamento não se desfaça por um período aproximado de dois meses. Só que ao mesmo tempo o produto impede a entrada de nutrientes e da água que os cabelos necessitam para ter emoliência, brilho e maciez, fazendo com que fiquem extremamente ressecados.

Para piorar, algumas pessoas fazem um retoque quando o efeito termina e agravam ainda mais a situação dos cabelos, que ficam tão rígidos com a falta de nutrientes e hidratação que começam a quebrar. Outro problema é que o formol impede que a oleosidade natural passe para as pontas, concentrando-a na raiz e irritando o couro cabeludo.

Isso sem contar nos malefícios que provoca na saúde em geral. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, os vapores da substância são altamente agressivos às mucosas, olhos e ao aparelho respiratório, podendo provocar asma. Também podem causar irritação e dermatites, branqueamento e endurecimento da pele, e até perda de sensibilidade no local exposto.

A solução nestes casos é buscar tratamentos menos agressivos, como o inovador Photon Hair Uom, que alisa os fios com um feixe de luz fotônica, e o Bio Photon, que os recupera completamente.

“Quando deparo com clientes que estão com os cabelos excessivamente quebrados ou ressecados, minha primeira pergunta é se fizeram escova progressiva. Isso porque é muito fácil diagnosticar o efeito devastador desses conservantes”, explica o cabeleireiro Bruno di Maglio, um crítico ferrenho da técnica.

Segundo Di Maglio, que recebe em média 100 clientes por mês que querem recuperar seus cabelos, muitos profissionais do setor se deixam levar pelos lucros que a escova progressiva propicia. “Eles se esquecem dos danos causados e de que vale mais a pena ganhar a fidelidade das clientes”, conclui.

DICAS PARA UMA BOA ESCOVA:

Primeiro escolha uma escova de cerdas macia,agora escolha um bom defrizante,(dê preferencia aos não gordurosos),retire parcialmente a umidade do cabelo com uma toalha sem torcer-lo,nunca barrufe o cabelo com o secador pois isso dá um aspecto ressecado ao finalizar a escova.
Comece a escova sempre pela nuca em pequenas mechas o secador não deve está na temperatura maxima use-o sempre na temperatura média.
Finalise com um bom reparador de pontas e corra pro abraço!!

Val Cabeleireiro.

Informamos

Bem vindos! estamos em fase de desenvovimento,em breve novidades para você,obrigado pela visita!
Pubilicidade
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • INSPIRATIONS