Loading

Segredinhos dos salões de beleza revelados


Foto: Getty ImagesAmpliar
Técnica e produtos de qualidade garantem resultados diferenciados nos salões de beleza
É incrível o perfume que fica no cabelo após uma lavagem seguida de escova no salão de beleza. O balanço, então, parece coisa de comercial de televisão. Em casa, porém, nem perdendo um tempão conseguimos um resultado parecido. Qual será o segredo dos cabeleireiros? Para responder todas as nossas dúvidas, consultamos seis top salões de beleza do Rio de Janeiro e São Paulo. Os truques estão todos aí; aproveite!

Cabelo ultralimpo e cheiroso
O cabeleireiro Guilherme Guedes, da Ophicina do Cabelo, ensina como fazer. "Temos três regras básicas para a higienização dos fios: a escolha do xampu e do condicionador deve ser adequada ao tipo de cabelo; a água muito quente deve ser evitada, pois provoca oleosidade; e os movimentos devem ser circulares e leves, sem utilizar as unhas, mas sim as pontas dos dedos”. Aplique xampu de duas as três vezes, concentre-se na limpeza do couro cabeludo e, depois, dos fios. Rodrigo Ferreira, do Studio W Higienópolis, complementa afirmando que o uso de leave-in é fundamental. E mais: para manter os fios cheirosos, nada de tentar dar o truque e aplicar perfume no cabelo, “isso é lenda urbana”, diz Patrick Rodrigues, do C. Kamura.

Foto: Amana Salles/ FotoarenaAmpliar
Potência do secador colabora para o bom resultado da escova
A escova que dura mais
São horas e horas em busca da escova perfeita. É na prática que os profissionais aperfeiçoam a técnica aprendida em sala de aula. Além disso, outros fatores contribuem para um bom resultado. “A voltagem elétrica dos salões é, geralmente, 220V. Isso faz com que os secadores sejam mais potentes”, explica Vinicius Silveira, do salão Marcos Proença. Já Caroline Dal Pizzol, do Crystal Hair, aponta a seleção dos produtos certos. “Usamos finalizadores adequados, como leave-in, sprays e pomadas”, conta. Em casa também é possível otimizar o resultado seguindo algumas regrinhas. Clique aqui para ver o passo a passo da uma escova perfeita!
A hidratação funciona mesmo
Isso porque o cabelo é, geralmente, limpo com um xampu de limpeza profunda antes de receber os creminhos mágicos. Além disso, a aplicação é feita da maneira correta, com movimentos que parecem envolver e fechar as cutículas do cabelo, de cima para baixo. Apostar em produtos vendidos nos salões pode ser mais caro, mas o resultado tende a compensar o investimento, já que eles são muito potentes. Algumas linhas, porém, são desenvolvidas apenas para profissionais, vale perguntar ao cabeleireiro qual está disponível para compra. 

Para fazer em casa, quem dá a fórmula de uma hidratação eficiente é Lucas Ramos, do salão Éclat. "Depois de lavar o cabelo com xampu antiresíduos, retire o excesso de água com uma toalha. Aplique nos cabelos a mistura de meio abacate com uma colher de chá de óleo de argan", ensina. Envolva pequenas mechas com as mãos e vá deslizando, do comprimento até as pontas -- aproveite para desembaraçar. “Após aplicar o creme, envolva o cabelo em papel filme e, em seguida, em uma toalha morna. Aguarde 10 minutos antes de enxaguar”, completa. 

O finalizador não pesaOs profissionais são unânimes: a quantidade usada é a chave para o segredo do finalizador. “Você deve usar uma quantidade pequena, nada de emplastar o cabelo”, avisa Vinicius. Como referência, Patrick Rodrigues ensina: “quem tem o cabelo médio, na altura dos ombros, e os fios grossos, deve colocar o equivalente ao tamanho de uma moeda de um real nas mãos, espalhar bem e só então aplicar no cabelo”, diz. Rodrigo Ferreira lembra que o finalizador nunca deve entrar em contato com a raiz do cabelo, sendo especificamente utilizado no comprimento e nas pontas. Escolha produtos leves e com proteção solar.

Foto: Tricia Vieira/FotoarenaAmpliar
Capricho para a tinta não manchar
A coloração não mancha a testa 
As tinturas utilizadas nos salões são desenvolvidas especialmente para profissionais e com formulação diferente daquelas que encontramos nas perfumarias. Muitas delas, sem amônia, mancham menos, mas tem também o fator capricho, de limpar os excessos que ficam na pele. Guilherme Guedes indica usar protetores: “utilize espuma de barbear para proteger a testa, antes de passar a coloração”, ensina. Um creme consistente e mais pastoso também pode servir como uma barreira física, que impede a penetração da tintura na pele – e não se esqueça de proteger as orelhas e usar luvas para não manchar as mãos.

O esmalte fica perfeito e não faz bolinha
Além de técnica e experiência, as manicures possuem alguns truques. “Costumo passar três camadas de esmalte, bem fininhas”, relata Roseli Santos, do Marcos Proença. Já Valéria dos Santos, do Crystal Hair, tem uma dica de ouro: “nunca exponha as mãos ao vento”. Por isso, mantenha ventiladores e secadores bem longe na hora de pintar as unhas. Anita Rocha, do Studio W Higienópolis, e Claudinéia Vilas Boas, do C. Kamura, complementam dizendo que é importante que o esmalte seja novo. Além disso, a mão da cliente não pode estar quente, pois essa condição propicia o aparecimento de bolinhas.
Durante a lavagem, aplique duas vezes o xampu e enxágue bem o condicionador. Não pode sobrar nenhum resíduo no cabelo


Após lavar o cabelo, aplique um leave-in e penteie cuidadosamente. Quanto maior a escova, mais liso ficará o cabelo. Os modelos menores são indicados apenas para modelar


Antes de começar a escova, seque o cabelo suavemente com uma toalha. Não comece a alisar o cabelo com as mechas muito molhadas.
Divida o cabelo em quatro partes e comece a secar pela parte inferior

As mechas não podem ser muito grossas, pegue um pouco de cabelo por vez, tenha paciência


Envolva o cabelo na escova e seque com várias escovadas para dentro e para fora, até conseguir o liso desejado


O ar do secador precisa ser bem quente. Evite queimaduras ou danos aos fios mantendo o secador a uma distância de cinco centímetros


A franja deve ser seca de baixo para cima e com o secador próximo à raiz


Após finalizar, jogue um jato frio nas mechas para fechar as escamas. Solte os fios com a ajuda dos dedos. Resultado final: cabelo lisinho e impecável

Calvície: perda de cabelos atinge homens e mulheres



A perda de cabelos acomete quase 50% das mulheres acima dos 60 anos
No universo masculino, há muito a calvície deixou de ser um assunto - com o perdão do trocadilho - "cabeludo". Apesar de várias técnicas e tratamentos terem surgido para solucionar o problema, é extremamente comum ver, hoje em dia, homens que assumiram sem receios a falta de cabelo e convivem em bastante harmonia com a situação. Para as mulheres, porém, a menor evidência de perda dos fios já é desesperadora. 

A estudante de direito Viviane Amorim, 23, sentiu na pele dias atrás o medo de perder definitivamente as madeixas: "De uns tempos pra cá, comecei a ter uma queda intensa de cabelo. Percebi a redução do volume capilar e, como tenho na família o histórico de calvície, inclusive entre mulheres, me preocupei. Procurei um médico e estou há dois meses em tratamento". A realidade que Viviane já conhecia, por causa de suas tias e irmã que sofreram com a patologia, pouca gente hoje sabe: a calvície não faz distinção entre os sexos.

De acordo com o médico presidente regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sergio Palma, o problema afeta quase metade da população masculina acima dos 50 anos e metade da feminina acima dos 60. Diversos fatores podem provocar o que os especialistas chamam de alopécia. A mais comum é a herança genética. Apenas um gene - herdado do pai ou da mãe - é necessário para que a pessoa manifeste a patologia. Se um dos genitores tem calvície, o filho já possui 50% de chance adquirir a mesma. A probabilidade vai aumentando de acordo com o histórico familiar.

A perda de cabelo nas mulheres também pode ocorrer devido a alterações hormonais, emocionais e, principalmente, pelo estresse. Por isso, para alguns especialistas, é mais difícil diganosticar precisamente a calvície feminina. "É preciso fazer uma investigação bastante minusciosa, já que o organismo das mulheres responde mais facilmente com queda de cabelo a diversas situações", explica o cirurgião plástico e reconstrutor capilar Fernando Basto. Nos homens, 99% dos casos de alopécia são hereditárias.

Fatores externos também podem contribuir para a perda acentuada e permanente dos fios. No imaginário popular, o assunto é cercado por diversos mitos. O dermatologista Sergio Palma comenta alguns deles.
Mitos e verdades a respeito da queda de cabelo
chapinha e secador

USO INTENSO DE CHAPINHA E SECADOR DE CABELO PROVOCAM QUEDA

Mito, mas provocam desidratação e quebra dos fios pela alta temperatura dos aparelhos. O uso de pranchas deve ser desestimulado.
batata frita e hamburguer

MÁ ALIMENTAÇÃO

Verdade, principalmente dietas pobres em ferro, proteínas, minerais e vitaminas.

LAVAR OS CABELOS TODOS OS DIAS PROVOCA QUEDA

Mito, inclusive em algumas situações, quando existe oleosidade excessiva e seborréia no couro cabeludo, deixar de lavar os cabelos por alguns dias pode acentuar o processo de queda.

É NORMAL PERDER 100 FIOS DE CABELOS TODOS OS DIAS

Verdade. No couro cabeludo adulto, existem de 100 mil a 150 mil folículos pilosos, distribuidos em três fases de crescimento. Na fase de repouso, na qual encontram-se cerca de 10% dos folículos, considera-se normal a eliminação média de até 100 fios de cabelo por dia.

UMA VEZ INICIADA A QUEDA, ELA É PERMANENTE E IRREVERSÍVEL

Mito. As alopecias (quedas) são tratadas pelos médicos especialistas em cuidar das doenças da pele e cabelos (dermatologistas), que analisam o quadro clínico do paciente, classificam o tipo de queda e introduzem o tratamento adequado.

O TIPO DE PENTEADO PODE CAUSAR QUEDA

Verdade. Penteados com tração dos fios, como os afros, exercem ação traumática, produzindo queda de cabelos e fraturas nos fios.

A QUEDA ACONTECE DE FORMA ALEATÓRIA NO COURO CABELUDO

Depende da patologia envolvida. No caso da queda provocada por estresse metabólico, a perda de fios ocorre de forma difusa em todo o couro cabeludo. Já na calvície, existem padrões distintos de diminuição e perda dos fios para homens e mulheres.

NÃO HÁ NADA QUE SE POSSA FAZER EM RELAÇÃO À CALVICIE

Mito. A dermatologia oferece importante arsenal terapêutico para o controle e melhora da calvície, além da cirurgia de microtransplante capilar também realizada pelos cirurgiões plásticos.

CORTAR OU RASPAR O CABELO AFETA CRESCIMENTO E TEXTURA DOS FIOS

Mito, não existe embasamento científico para esta observação.

O NÚMERO DE FOLÍCULOS CAPILARES PODE SER AUMENTADO COM TRATAMENTO OU MEDICAMENTOS

Mito. Não se produzem novos folículos com o tratamento. Os tratamentos consistem em reverter a miniaturização folicular, aumentando o tamanho do folículo piloso, produzindo assim uma haste capilar saudável e uma cabeleira com maior volume.
Para alívio geral, esteja a calvície já instalada ou não, existe solução. Quando se configura uma queda provocada pela renovação comum dos fios, o problema é auto-limitado e resolvido dentro de três a seis meses com tratamento à base de controle emocional e dieta rica em proteinas, mineirais e vitaminas. 

Já na calvície genética, em casos mais avançados e resistentes, a cirurgia de microtransplante capilar tem se mostrado uma alternativa bastante eficaz. Trata-se da retirada de uma faixa longa e estreita do couro cabeludo da região da nuca (área doadora), de onde serão produzidas novas unidades foliculares de cabelo para serem implantados nas áreas onde há déficit. "É um procedimento simples, minimamente invasivo. Em menos de 24 horas, o paciente já está de volta à sua rotina", conta Basto. Por ano, ele realiza em torno de 200 cirurgias em todo o Brasil. "Hoje é um procedimento completamente acessível à classe média", diz, sem revelar o valor.
O importante, para prevenir a queda definitiva, é estar atento à perda dos fios. A demasia desse sintoma pode significar que alguma coisa está errada com o organismo. Detectado o problema, o melhor caminho é procurar um especialista, que poderá avaliar com precisão as causas da queda. Alguns cuidados, no dia a dia, podem evitar o surgimento do problema.
DICAS
Leave-in noturnos: fazem uma camada protetora nos fios, contra o desgaste dos xampus.
Aplicar ampolas de aminoácidos hidrolisados pelo menos uma vez por semana.
Aplicar máscaras por 15 a 20 min após xampu pelo menos a cada 15 dias.
Usar para pentear e desembaraçar os fios pentes com dentes largos ou usar os dedos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Informamos

Bem vindos! estamos em fase de desenvovimento,em breve novidades para você,obrigado pela visita!
Pubilicidade
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • ROXX SHARE
  • INSPIRATIONS