Loading

Calvície: perda de cabelos atinge homens e mulheres



A perda de cabelos acomete quase 50% das mulheres acima dos 60 anos
No universo masculino, há muito a calvície deixou de ser um assunto - com o perdão do trocadilho - "cabeludo". Apesar de várias técnicas e tratamentos terem surgido para solucionar o problema, é extremamente comum ver, hoje em dia, homens que assumiram sem receios a falta de cabelo e convivem em bastante harmonia com a situação. Para as mulheres, porém, a menor evidência de perda dos fios já é desesperadora. 

A estudante de direito Viviane Amorim, 23, sentiu na pele dias atrás o medo de perder definitivamente as madeixas: "De uns tempos pra cá, comecei a ter uma queda intensa de cabelo. Percebi a redução do volume capilar e, como tenho na família o histórico de calvície, inclusive entre mulheres, me preocupei. Procurei um médico e estou há dois meses em tratamento". A realidade que Viviane já conhecia, por causa de suas tias e irmã que sofreram com a patologia, pouca gente hoje sabe: a calvície não faz distinção entre os sexos.

De acordo com o médico presidente regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sergio Palma, o problema afeta quase metade da população masculina acima dos 50 anos e metade da feminina acima dos 60. Diversos fatores podem provocar o que os especialistas chamam de alopécia. A mais comum é a herança genética. Apenas um gene - herdado do pai ou da mãe - é necessário para que a pessoa manifeste a patologia. Se um dos genitores tem calvície, o filho já possui 50% de chance adquirir a mesma. A probabilidade vai aumentando de acordo com o histórico familiar.

A perda de cabelo nas mulheres também pode ocorrer devido a alterações hormonais, emocionais e, principalmente, pelo estresse. Por isso, para alguns especialistas, é mais difícil diganosticar precisamente a calvície feminina. "É preciso fazer uma investigação bastante minusciosa, já que o organismo das mulheres responde mais facilmente com queda de cabelo a diversas situações", explica o cirurgião plástico e reconstrutor capilar Fernando Basto. Nos homens, 99% dos casos de alopécia são hereditárias.

Fatores externos também podem contribuir para a perda acentuada e permanente dos fios. No imaginário popular, o assunto é cercado por diversos mitos. O dermatologista Sergio Palma comenta alguns deles.
Mitos e verdades a respeito da queda de cabelo
chapinha e secador

USO INTENSO DE CHAPINHA E SECADOR DE CABELO PROVOCAM QUEDA

Mito, mas provocam desidratação e quebra dos fios pela alta temperatura dos aparelhos. O uso de pranchas deve ser desestimulado.
batata frita e hamburguer

MÁ ALIMENTAÇÃO

Verdade, principalmente dietas pobres em ferro, proteínas, minerais e vitaminas.

LAVAR OS CABELOS TODOS OS DIAS PROVOCA QUEDA

Mito, inclusive em algumas situações, quando existe oleosidade excessiva e seborréia no couro cabeludo, deixar de lavar os cabelos por alguns dias pode acentuar o processo de queda.

É NORMAL PERDER 100 FIOS DE CABELOS TODOS OS DIAS

Verdade. No couro cabeludo adulto, existem de 100 mil a 150 mil folículos pilosos, distribuidos em três fases de crescimento. Na fase de repouso, na qual encontram-se cerca de 10% dos folículos, considera-se normal a eliminação média de até 100 fios de cabelo por dia.

UMA VEZ INICIADA A QUEDA, ELA É PERMANENTE E IRREVERSÍVEL

Mito. As alopecias (quedas) são tratadas pelos médicos especialistas em cuidar das doenças da pele e cabelos (dermatologistas), que analisam o quadro clínico do paciente, classificam o tipo de queda e introduzem o tratamento adequado.

O TIPO DE PENTEADO PODE CAUSAR QUEDA

Verdade. Penteados com tração dos fios, como os afros, exercem ação traumática, produzindo queda de cabelos e fraturas nos fios.

A QUEDA ACONTECE DE FORMA ALEATÓRIA NO COURO CABELUDO

Depende da patologia envolvida. No caso da queda provocada por estresse metabólico, a perda de fios ocorre de forma difusa em todo o couro cabeludo. Já na calvície, existem padrões distintos de diminuição e perda dos fios para homens e mulheres.

NÃO HÁ NADA QUE SE POSSA FAZER EM RELAÇÃO À CALVICIE

Mito. A dermatologia oferece importante arsenal terapêutico para o controle e melhora da calvície, além da cirurgia de microtransplante capilar também realizada pelos cirurgiões plásticos.

CORTAR OU RASPAR O CABELO AFETA CRESCIMENTO E TEXTURA DOS FIOS

Mito, não existe embasamento científico para esta observação.

O NÚMERO DE FOLÍCULOS CAPILARES PODE SER AUMENTADO COM TRATAMENTO OU MEDICAMENTOS

Mito. Não se produzem novos folículos com o tratamento. Os tratamentos consistem em reverter a miniaturização folicular, aumentando o tamanho do folículo piloso, produzindo assim uma haste capilar saudável e uma cabeleira com maior volume.
Para alívio geral, esteja a calvície já instalada ou não, existe solução. Quando se configura uma queda provocada pela renovação comum dos fios, o problema é auto-limitado e resolvido dentro de três a seis meses com tratamento à base de controle emocional e dieta rica em proteinas, mineirais e vitaminas. 

Já na calvície genética, em casos mais avançados e resistentes, a cirurgia de microtransplante capilar tem se mostrado uma alternativa bastante eficaz. Trata-se da retirada de uma faixa longa e estreita do couro cabeludo da região da nuca (área doadora), de onde serão produzidas novas unidades foliculares de cabelo para serem implantados nas áreas onde há déficit. "É um procedimento simples, minimamente invasivo. Em menos de 24 horas, o paciente já está de volta à sua rotina", conta Basto. Por ano, ele realiza em torno de 200 cirurgias em todo o Brasil. "Hoje é um procedimento completamente acessível à classe média", diz, sem revelar o valor.
O importante, para prevenir a queda definitiva, é estar atento à perda dos fios. A demasia desse sintoma pode significar que alguma coisa está errada com o organismo. Detectado o problema, o melhor caminho é procurar um especialista, que poderá avaliar com precisão as causas da queda. Alguns cuidados, no dia a dia, podem evitar o surgimento do problema.
DICAS
Leave-in noturnos: fazem uma camada protetora nos fios, contra o desgaste dos xampus.
Aplicar ampolas de aminoácidos hidrolisados pelo menos uma vez por semana.
Aplicar máscaras por 15 a 20 min após xampu pelo menos a cada 15 dias.
Usar para pentear e desembaraçar os fios pentes com dentes largos ou usar os dedos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

StumbleDeliciousTechnoratiTwitterFacebookReddit

0 comentários:

Informamos

Bem vindos! estamos em fase de desenvovimento,em breve novidades para você,obrigado pela visita!